Notícias

AfroResistências: estética negra e novas narrativas

Afroresistências: Estética Negra e Novas Narrativas é um evento aberto que ocorrerá de 11 a 13 de maio de 2016, na Escola de Belas Artes da UFRJ, e busca congregar estudantes, artistas, empreendedores, educadores, mestres, portadores dos diversos saberes da cultura negra, promover debates, trabalhos acadêmicos, a economia criativa e organizar uma mostra coletiva de arte.

Afroresistências, para nós, é o acúmulo presente da consciência imemorial vivida pelos corpos negros até hoje. Queremos fortalecer conexões com os conhecimentos e tradições – que resistem e re-existem- da diáspora africana à resistência dos povos nativos de nosso continente americano, estabelecer um espaço de diálogo e trocas, nos fortalecer.

O que propomos surge como nova demanda no contexto da recente entrada de estudantes negros e indígenas, periféricos e pobres na universidade, uma instituição historicamente excludente, que agora se converte em espaço de disputa e resistência diária. Por isso, vale questionar: qual o lugar do conhecimento não eurocêntrico na trajetória de 200 anos da Escola de Belas Artes? Qual será o impacto deste novo protagonismo na produção historiográfica e estética acadêmica? Arte que fazemos é para que (m)?

Da arte consagrada nos Axés dos Terreiros ancestrais, nas ladainhas, nos cantos indígenas, nas mãos e vozes dos Babá-eguns, das saias rodadas do coco, jongo, carimbó e maracatu, dos corpos torneados pelo aprendizado da capoeira, da produção cinematográfica de Pernambuco e da Baixada Fluminense, dos gritos de expressão nos muros da cidade, como o piche e o grafite, da produção contemporânea oriunda das diversas quebradas do Brasil: um encontro. Vem pra roda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s