Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Amor (abertura de exposição: 9/mai, 18h)

Encontro com artistas mulheres da Europa Centro-Oriental, dos Balcãs e da Rússia e curadoras na abertura da exposição AMOR (http://bit.ly/Amor-OiFuturo), que fica no Oi Futuro Flamengo até o dia 10 de julho.

Um olhar feminino do Leste Europeu sobre situações sociais, políticas e de relacionamento.

Palestra seguida de visita guiada acontece no dia 9 de maio, às 18h30, no Oi Futuro Flamengo. As senhas serão distribuídas a partir das 18h. 😉

O que é o amor para a mulher que vive em países da Europa Centro-Oriental, dos Balcãs e da Rússia? Como o histórico do comunismo, guerra, tensões, traumas e tragédias de seus países influenciam seus relacionamentos, moldam o imaginário feminino e influenciam os papéis da mulher?

Esses são alguns dos temas a serem debatidos pelas curadoras Denise Carvalho (Brasil/EUA) e Monika Szewczyk (Polônia), e pelas artistas Duba Sambolec (Eslovênia/Noruega), Magdalena Jetelová (República Checa/Alemanha) e Anna Jermolaewa (Rússia/Áustria) na abertura da exposição “Amor”. O encontro inaugura a mostra coletiva de artistas mulheres do Leste Europeu, no Oi Futuro Flamengo.

A exposição “Amor” reunirá trabalhos de 20 artistas multimídia da Polônia, Rússia, Bósnia, República Checa, Estônia, Lituânia, Ucrânia, Uzbequistão e Bulgária. Nas obras apresentadas, o amor revela-se como um sentimento capaz tanto de construir como de destruir, como força e fragilidade.

Estão incluídos temas como histeria; autoflagelação; expiação de traumas pós-guerra; transgressão do tempo na idade; subversão da opressão sexual, de gênero ou de linguagem; relações familiares no imaginário das constelações de Bert Hellinger; genocídio étnico; mulheres na carreira militar; conexões entre seres humanos e animais etc.

O evento tem patrocínio da Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro.

• Abertura da exposição: 18h
• Palestra com as curadoras: 18h30 às 19h30 (distribuição de senhas a partir das 18h)
• Visita guiada com as artistas: 20h
• Entrada franca

Para saber mais, acesse: http://www.oifuturo.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s