Agenda - Rio de Janeiro (exposições) Dicas Sem categoria

Almofadinhas | Experiência B

Grupo “Almofadinhas”, formado por três artistas homens que bordam, promove um encontro entre suas obras e as de Bispo do Rosário.

Após participar da Residência Artística CASA B no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) durante o mês de abril, o grupo Almofadinhas, formado por Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (BH), três artistas que tem o bordado como ponto em comum de suas produções, apresenta até 6 de julho a exposição “Almofadinhas | Experiência B”, com obras do grupo, tanto já existentes quanto as que criadas durante a residência artística, e de Arthur Bispo do Rosário, incluindo obras do mesmo nunca antes exibidas ao público, criando-se um diálogo simbólico entre a produção do grupo com a de Bispo do Rosário.

O grupo “Almofadinhas” surgiu em meados de 2015, quando os três artistas começaram a realizar conversas à distância, por meio das redes sociais, sobre as afinidades conceituais e imagéticas de suas obras. Em seus trabalhos, dedicam-se a temas do território do sensível e do delicado. Trazem o bordado masculino mais uma vez para o centro da Arte Contemporânea, e assim provocam a tradição ocidental patriarcal, arraigada à ideia de que esta é uma atividade artesanal do campo feminino, doméstico e de importância inferior, ampliando as discussões sobre questões de gênero, afetividade, memórias e sexualidade.

O convite aos Almofadinhas para participar do programa partiu do curador do mBrac, Ricardo Resende, que também foi o curador da primeira exposição do grupo, realizada em 2017, em Belo Horizonte. Nesta nova edição a curadoria contará com Diana Kolker, gerente de educação do mBrac e coordenadora do programa de residências CASA B junto à Ricardo Resende.

A Casa B – Residência Artística  é o programa de residência da Escola Livre de Artes (ELA) do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), dedicado a artistas, curadora(e)s e educadora(e)s para o desenvolvimento de pesquisas e poéticas através do diálogo com a comunidade, o território e com outros programas desenvolvidos pelo museu. O projeto é um processo experimental e colaborativo, busca que a interface entre arte e sociedade não se reduza ao momento expositivo, mas que seja parte de um processo experimental que se desenvolve na intercessão entre arte e cuidado, curadoria e educação, criando convergências entre as práticas artísticas, curatoriais e educacionais.

 

 

Exposição Almofadinhas | Experiência B
Visitação: até 6 de julho, de terça a sexta (exceto feriados), de 10h às 17h
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac)
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Edifício Sede – Taquara, Jacarepaguá
Telefone: 3432-2402

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s