Agenda - Rio de Janeiro (exposições) Exposição

Exposição Uma câmera na mão e Ser-tão mulher da Baixada na cabeça

O Centro Municipal Hélio Oiticica está exibindo “Uma câmera na mão e Ser-tão mulher da Baixada na cabeça”. A vídeo-instalação, que fica em exposição até o dia 21 de Julho, é resultado de um ano de pesquisa e experimentação da cineasta Catu Rizo, com a orientação de Nina Tedesco.

O projeto parte do olhar poético de seis artistas e produtoras da Baixada Fluminense, que são entrevistadas e compartilham suas trajetórias. Sendo elas Lisa Castro, Lidi de Oliveira, Luana Pinheiro, Ivone Landim, Joana Ribeiro e Giordana Moreira. Os combina com o gesto performático de Bia Pimenta, Fernanda Carvalho e Flaviane Damasceno. Bem como imagens do curta da TV Maxambomba, dirigido por Noni Carvalho, “Alinhavando uma vida melhor (1991)”, sobre uma cooperativa de costura em Rancho Fundo, Nova Iguaçu.
Com reflexões, imagens, escritos e poesia sobre a experiência, enquanto mulher, na Baixada Fluminense a mostra incorpora de forma sensível e intensa objetos, fotografias, vídeos e mapas em um ambiente dinâmico.  A intenção é evocar memórias afrolatinas e trazer à tona a multiplicidade das histórias que recriam e costuram experiências do vai e vem diário e que se encontram no mesmo fluxo, reinventando e compondo um território feito por mulheres.

O conteúdo também está disponível no site: http://umacameranamao.strikingly.com/


ARTISTA

Catu Rizo é cineasta e pesquisadora pelo Programa de Pós-graduação de Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela faz parte do coletivo Osso Osso, que reúne cineastas do Rio de Janeiro e do Ceará. “Com o Terceiro Olho na Terra da Profanação” foi seu primeiro longa-metragem. Com uma produção coletiva de roteiro e em busca de sua própria identidade nacional o filme é um manifesto de meio de produção completamente contrário ao status hierárquico e elitizante do formato original, ressaltando o cinema independente, Baixadense e feito por mulheres.


SERVIÇO

Exposição: Uma câmera na mão e Ser-tão mulher da Baixada na cabeça
Artista: Catu Rizo
Período expositivo: 12 de Maio até 21 de Julho de 2018, de segundas à sábados de 12h às 18h
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Endereço: R. Luís de Camões, 68 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020
Telefones: (21) 2242-1012
Visitação gratuita
Mais informações: https://www.facebook.com/CMA.HelioOiticica/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s