Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Exposição Morada do Caboclo

conv-virtual-3.jpg

 O Centro Cultural da Justiça Federal, a partir do dia 12 de junho às 19h, apresentará a exposição MORADA DO CABOCLO. A mostra contará com 20 fotografias de Felipe Fittipaldi entre quadros e impressões em tecido, além de um filme/projeção. Com curadoria de Marco Antonio Portela, o ensaio é um estudo imagético sobre o atual contexto das populações tradicionais do semiárido baiano diante do êxodo juvenil e da modernização, que se materializa no isolamento dos seus membros incapazes de incorporar novas práticas contemporâneas.
A série foi premiada na Holanda pelo LensCulture Emerging Talents e chamou a atenção de Katerina Stathopoulou, curadora do MoMA, que selecionou, pelo Life Framer Awards, uma das imagens para exposições em galerias em Tokyo, Nova Iorque e Roma. Além das prêmiações: Centro Cultural São Paulo, CCSP – Mostra Individual 2017, POY Latam Awards, Paraty em Foco 2017 e Foto em Pauta 2017.


Proposta

Nascido em 1982, Felipe Fittipaldi é um fotógrafo carioca dedicado a projetos pessoais relacionados a questões sociais e ambientais. Bacharel em jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Imagem, atualmente colabora com algumas das principais publicações de notícias nacionais e internacionais, como El País, Editora Abril e National Geographic. Já foi contemplado com prêmios nacionais e internacionais como Lens Culture. Life Framer e POY Latam. Em 2018 foi selecionado pela World Press Photo Foundation – 6×6 Global Talent Program.
O artista explora com muita sensibilidade a dinâmica populacional do meio rural no interior da Bahia, que tem sido marcada pela drástica diminuição da população, principalmente nos últimos 50 anos, intensificado pelo êxodo seletivo dos jovens. Também aponta a dificuldade de convergência entre o antigo e o novo,  onde muitos escolhem permanecer em seus lugares de origem, perpetuando a relação, mesmo que sozinhos, com seu universo físico e simbólico.

Para saber mais sobre o trabalho de Felipe Fittipaldi o link: https://www.felipefittipaldi.com/

FIT_003
Fotografia da série BACKLANDS “SERTÃO” – Artista: Felipe Fittipaldi

 


Visitação

De 13 de junho à 5 de agosto
Terça a domingo, das 12h às 19h
Local: CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, no Gabinete de Fotografia
Endereço: Av. Rio Branco 241 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3261-2550
Visitação gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s