Com a curadoria de Sady Bianchin a exposição é uma Retrospectiva itinerante dos principais poemas visuais de Tchello d’Barros, onde o escritor e artista apresenta, em imagens de linguagem gráfica, sua visão de mundo em temas que vão do cotidiano às relações humanas, da micropolítica à sociedade global. A mostra que já passou por dez estados exibe também séries complementares como os Poemínimos, Ideogramas Ocidentais, Alfabetos Criptográficos e Escritas Assêmicas, que terão projeção contínua no espaço expositivo.
O artista
Tchello d´Barros nasceu em Brunópolis, em 1967, é poeta, escritor, artista plástico e ator catarinense, que começou a vida sendo premiado com desenhos, até realizar exposições no Brasil e no exterior, participa de antologias poéticas, publica livros, atua no teatro e milita nos mais diversos eventos culturais e artísticos, a exemplo de chegar a presidir a Sociedade Escritores de Blumenau.
Percorreu 20 países em constantes pesquisas na área cultural e desde 2004 está radicado em Maceió/AL, onde produz obras em desenho, pintura, infogravura, fotografia, instalação e poesia visual. Publica textos regularmente em jornais, revistas, sites e eventualmente ministra palestras, oficinas literárias e cursos de desenho.
Na Literatura, publicou 5 livros de poesia e vários Cordéis. Também publicou textos em mais de 30 coletâneas e antologias. Foi sócio-fundador e presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo criado e realizado diversos projetos literários. Foi ainda idealizador e um dos coordenadores do Fórum Brasileiro de Literatura.
Nas Artes Visuais, realizou 18 mostras individuais e participou de mais de 20 exposições coletivas. Como designer, desenvolveu criações gráficas para agências de publicidade, estampas para a moda e indústria têxtil, produziu ilustrações para jornais, revistas e livros, ultrapassando 10.000 imagens. Foi gestor de Literatura do APL Cultura em Jaraguá, é membro fundador e um dos coordenadores do Fórum de Artes Visuais de Alagoas, e integra a Câmara Setorial de Artes Visuais -Minc/Funarte.
Visitação
Até 08/07
Horário: Terça a domingo 12h às 19h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal nas Galerias do 1º andar
Classificação indicativa: livre