Agenda - Rio de Janeiro (eventos) Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Exposição Greve Geral no Centro Cultural Phábrika.

phabrika

Ainda à sombra de maio e dos acontecimentos que pararam/moveram o país, os trabalhos assumidos nesta proposta expositiva têm como intuito apontar para o sentido daquilo que estruturaria uma greve geral: seu caráter coletivo. O que se entende por greve geral na Phábrika se revela como uma convocação a pensar sobre estas respostas à servidão maquínica e à sujeição social de dispositivos de poder sobre seus operários. Em outras palavras, ao aderir à greve geral, o espaço fábrica deixaria de ser palco de controle sobre os corpos e processos para vir a ser campo de sensibilização e romper com os processos de embrutecimento. E é nesse mesmo sentido que essa experimentação de coexistência busca dar corpo à mostra de trabalhos de artistas que se interessam e se sentem transpassar pela potência das interlocuções entre seus pares. A fim de apontar para diálogos a partir dos lapsos e desequilíbrios da contemporaneidade.

Essa convocação ao resgate de movimentos coletivos é delineada pelo desejo que segue em direção à redistribuição de elementos comuns da produção em massa e que se encontram deslocados de suas funções usuais, atribuindo-os às possibilidades de outros modos de se existir – o que também inclui os corpos submetidos aos muitos métodos de controle e servidão. São objetos/coisas/situações que existem como prelúdio ao estado de invenção coletiva, processos e resquícios de pensamentos voltados para uma partilha da coletividade não opressiva que revela a potencialidade de uma transformação da cultura.

A exposição, que inaugura no dia 07 de julho, conta com os artistas Agrippina R. Manhattan, Alice Ferraro, Amador e Jr. Segurança Patrimonial LTDA., Camila Felícitas, Camilla Braga, Carine Caz, Déborah Zapata, Fátima Aguiar, Gabriela Mureb, Iamn, Lucas Guimarães, Marcela Cantuária, Mônica Coster Ponte, Nelson Almeida, Qaete, Rafael Amorim, Rafael Lima,Uri Nonnato, Victor Oliveira, Vinicius Pastor, Yhuri Cruz, Yuji Hayashi, Yuri Dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s