Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Loucuras anunciadas

A exposição Loucuras Anunciadas reúne 20 gravuras do que é considerado o período mais obscuro e complexo da produção de Francisco Goya. As enigmáticas obras são os últimos trabalhos gráficos do artista espanhol e revelam visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista e crítica aos costumes e ao clero.

A coleção exibida na mostra, também chamada de Disparates, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864. O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publica-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

A mostra, que acontece no Centro Cultural Caixa, também conta com atividades interativas, incluindo duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Acessórios, máscaras e vestuário ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para as fotografias. Além disso, estarão disponíveis espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.


Visitação

Data: 10/07/2018 a 07/10/2018
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: Centro Cultural Caixa, Galeria 1
Valor do Ingresso: gratuito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s