Crítica semanal Ludimilla Fonseca

Curadoria Geral da União

Das disposições gerais

Parágrafo único:

 

Para que fazer uma exposição?

Para que criticar uma exposição?

Tem algo mais que deveríamos dizer.

– Criar pretextos, protestar.

 

Quem expomos todos os dias?

Que versão da história estamos contando?

Queremos consolidar verdades?

– E quem iria acreditar?

 

A história das exposições ainda não é a história da arte.

Quem eram os envolvidos?

Você foi convidado?

– Eles adoram um vernissage.

Que herança é essa?

– Eles adoram um formulário.

Que dívida é essa que nunca acabamos de pagar?

– Eles adoram um recurso.

 

O que mudou depois que saí daquela exposição?

Da adversidade viemos e para a diversidade devemos caminhar.

 

Sem apoio, o coletivizar.

Sem edital, o fazer.

Sem residência, o ocupar.

Patrocínios institucionais, políticas públicas, a carta marcada.

 

A autoridade curatorial

(também deve cair)

O partido curatorial

(também deve ser desfeito)

A austeridade crítica

(também deve ser revista)

 

Curar, sem temer.

A expografia daquilo que querem esconder.

A urgência de articular política e exposições.

cultura e exposições.

educação e exposições.

 

Contra a bienalização da arte, pela valorização da vida diária do artista.

da vida em sociedade.

 

O curador é pau para toda obra?

 

 

ludmilla

LUDIMILLA FONSECA é comunicóloga e jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Paralelamente, trabalha como curadora e produtora independente de projetos artísticos. Mineira, atualmente, reside no Rio de Janeiro, se dedicando aos estudos curatoriais e de história da arte. Especializada em storytelling, suas principais áreas de interesse são: arte contemporânea brasileira, semiótica e cinema.

 

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