Crítica semanal Mayã Fernandes

A crítica diante do fascismo

Com o avanço do fascismo, falar abertamente sobre arte e política parece uma tentativa audaciosa. Questionam-se os motivos, os objetivos de se fazer crítica e de buscar um diálogo alinhado entre obras artísticas e a política. Sempre acreditei que um dos papeis da crítica é a de criação de sentidos, seja vinculado às obras ou ao próprio contexto histórico do indivíduo.

Considerando os tempos atuais, a ascensão do autoritarismo e a censura nas artes visuais, propor, por meio de novas mostras e exposições, não parece ser suficiente, pois a discussão é negada insistentemente sob a justificativa de que opiniões são inquestionáveis. Ato convicto, palpite espelhado em juízo, Fake News transformada em verdade. Os achismos são dolorosos e não reduzem os danos.

Parece-me que falar de arte e excluir aspectos sociais e políticos é negar a própria existência artística em todos os âmbitos da vida. É trair a formação do juízo. Realizar análises formais sobre determinada obra, emitir uma crítica acerca da exposição do momento ou trazer à tona a cena política – social, devem ser análises complementares.

No fascismo não existe o diálogo, afloram-se os reincidentes monólogos.  Assim, qual o papel do crítico de arte? Devemos chamar o público para o campo do sentido das obras, para dentro do âmbito das ideias e dos símbolos? Se no fascismo não existe diálogo, o que devemos esperar das discussões, das produções artísticas?

Como a arte toca o fascista se ele não ouve e não quer ver? Frente ao fundamentalismo, a arte possibilita a reflexão, ou ao menos, o incômodo.

 

maya


MAYÃ FERNANDES
 é formada em Filosofia pela UnB e atualmente é mestranda em Metafísica pela mesma instituição. É pesquisadora da Cátedra UNESCO Archai: Origens do pensamento Ocidental e editora da PHAINE: Revista de Estudos Sobre Antiguidade. Estuda a teoria do belo na antiguidade e escreve crítica de arte no site Linhas de fuga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s