Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

TEU LADO B É MEU LADO A – LUGAR DE FALA

A artista visual Lígia Teixeira apresenta dez telas que têm como tema o imaginário que envolve as questões da sedução, do erotismo, da relação amorosa e do universo feminino. Fetiches, estereótipos, clichês, idealizações e simbolismos fazem parte do repertório do trabalho da artista, que inaugurou a exposição no dia 5 de dezembro, quarta, no segundo andar do Centro Cultural da Justiça Federal. Sob a curadoria de Isabel Sanson Portella, “TEU LADO B É MEU LADO A– LUGAR DE FALA” instiga o espectador a decifrar e interpretar a imagética do desejo e suas pulsões em dez telas que têm como tema o imaginário que envolve as questões da sedução, do erotismo, da relação amorosa e do universo feminino, contextualizados sob um viés psicológico e social. 

 

            “Tenho interesse em analisar as diversas manifestações da representação do feminino na contemporaneidade, principalmente na mídia, lugar por excelência da formação de uma concepção ideológica da condição da mulher na sociedade. Somos bombardeados pela propaganda desenfreada e inescrupulosa, e também é meu foco a questão da violência simbólica de gênero a nos submeter a constrangimentos diários impostos pelas representações sociais de gênero”, afirma a artista.

“O lugar de fala reverbera como uma única voz em defesa das minorias dando um viés político contundente neste momento tão conturbado que estamos vivendo”, finaliza.

           

A gênese do processo criativo de Lígia Teixeira se dá na apropriação de imagens do cotidiano colhidas na internet, jornais e revistas. Sob a aparente banalidade dos assuntos, contrapondo situações aparentemente desconexas, invertendo os papéis sociais do homem e da mulher, cotejando situações de dor e prazer, tragédia e felicidade, desconstruindo clichês e estereótipos, Lígia procura “ressignificar” essas imagens, induzindo o espectador a novos questionamentos e indagações não só no plano intelectual como no do simbólico.

 


Visitação


Data: de 6/12/2018 a 3/2/2019
Local: Centro Cultural Justiça Federal – 2º andar
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: terça a domingo, das 12h às 19h

Telefone: (21) 3261-2565
Entrada franca
Classificação: livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s