Agenda - Rio de Janeiro (eventos)

Ciclo de Cinema Luis Buñuel

50940252_10157014284479176_6153659417486163968_n

Grande expoente do movimento intelectual e artístico chamado Surrealismo, o cineasta espanhol Luis Buñuel completaria, no próximo dia 22, 119 anos. Buñuel marcou a sétima arte também pela sua crítica social, em filmes que são considerados obras de arte.

Na seleção do Instituto Cervantes, escolheram três clássicos como uma homenagem à sua genialidade e sensibilidade artística.

A amostra do cinema de Buñuel ocorrerá nas sextas-feiras de fevereiro, sempre às 18h30. A entrada é gratuita e não precisa chegar com antecedência. Os filmes estarão com o áudio original e legendados em português.


Sessões:

08/02: Tristana (1970)
Em 1996, no centenário do cinema espanhol, foi votado por críticos e profissionais como o 10º melhor filme espanhol de todos os tempos. Em toda sua carreira, Tristana talvez seja o filme mais atmosférico do diretor. É um filme de produção espanhola, francesa e italiana de 1970, do gênero drama, baseado em romance homônimo de Benito Pérez Galdós.


15/02: Viridiana (1961)
Dividiu a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1961 com Une Aussi Longue Absence. Foi considerado pelo The New York Times como um dos 1000 melhores filmes do mundo. A noviça Viridiana (Silvia Pinal) faz uma visita ao seu tio moribundo, atendendo a um pedido do próprio. O pervertido homem, obcecado pela beleza da jovem, tenta seduzi-la de todas as formas. Ele morre e Viridiana decide não mais voltar ao convento. Em contrapartida transforma a antiga casa do tio num abrigo para necessitados e moradores de rua. 

22/02: El Ángel Exterminador (1962)
Um casal da elite da sociedade aristocrata convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão. Mas, depois do evento, eles descobrem que estão presos em uma sala. Não há nada físico, como grades, que os prenda ali mas, ao mesmo tempo, ninguém consegue sair ou entrar daquele local: algo os faz de réfens. Enquanto os dias passam, todas as máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um. 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s