Crítica semanal Ludimilla Fonseca

Varrendo a purpurina

É um paradoxo, mas parece que os melhores carnavais costumam acontecer nos momentos mais difíceis. O power trio do baixo-astral Bolsonaro-Witzel-Crivella segue desgovernando, advogando contra o carnaval e contra tudo que não é branco-cristão-cis-heteronormativo. O discurso de que a maior festa popular do país é um desvio de dinheiro público para a “perdição” e representa um retrato do povo alienado, não passa de uma falácia sem lastro histórico.

Não dá pra negar: há uma demanda reprimida por alegria e liberdade. Diante da crise de representatividade nas esferas públicas, da necessidade de praticar o pertencimento à cidade e da vontade de protestar em alto e bom som, a Estação Primeira de Mangueira venceu a edição 2019 do carnaval carioca com o samba-enredo “História para ninar gente grande”. A escola prestou tributo a personagens apagados das narrativas históricas hegemônicas e teve seu ponto alto na homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco. Regozijo coletivo!

O desfile da Mangueira não apenas faz jus à força política do carnaval, mas reitera que a história está sendo continuamente (re)escrita. Então, findado o carnaval, é importante manter os blocos da oposição nas ruas. Enquanto varremos a purpurina, a cidade do Rio de Janeiro, que acaba de sair de um período de intervenção militar, vivencia um cotidiano caracterizado por um processo de intensificação da violência e da pobreza, além da degradação das instituições. A corrupção deixa sequelas inestimáveis e a prisão dos dois ex-governadores Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão evidencia que o buraco é bem mais embaixo. Quem pergunta “o que é golden shower” apenas não quer responder “quem matou Marielle”.

ludmilla

 

Ludimilla Fonseca é jornalista pela UFJF (MG) e mestranda em História e Crítica da Arte na UFRJ. Curadora e produtora independente, escreve regularmente para as revistas Desvio, Híbrida e O Fermento”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: