Crítica semanal Daniel Levy de Alvarenga

As cidades do Game of Thrones

Uma das maiores plataformas de turismo da internet oferece a seguinte opção de roteiro: “Passeio por Girona: cidade do Game of Thrones”.

Nesta excursão na cidade espanhola perto da fronteira com a França, o turista pode seguir os passos dos Lannisters e dos Targaryens e explorar Girona pelos olhos dos personagens da série, parando em diversas locações utilizadas nas filmagens enquanto experimenta um sorvete “Mão do Rei”, um sabor criado pelos habitantes da cidade em homenagem ao mundo imaginário de George R. R. Martin.

Os Banhos Árabes, cujos primeiros registros remontam o século 12, foram utilizados na fuga da personagem Arya Stark. A fachada da Catedral, construída no século 11, é a entrada do reino de King’s Landing. A Praça do Júri, que não fazia parte dos roteiros turísticos da cidade, passou a ser bastante frequentada depois que se tornou palco cenográfico para as apresentações de teatro nas ruas da cidade fictícia de Braavos.

De uma hora para outra, uma cidade de 100.266 habitantes fundada em 79 a.c., que já foi ocupada pelos romanos, pelos muçulmanos e que também possui um dos bairros judaicos mais preservados da Europa, é vendida pelas empresas de turismo como a cidade do Game of Thrones!

Dubrovnik, na Croácia, também ganhou grande movimento depois de ser uma das principais locações desta série. Os fãs contratam tours especializados para conhecer pessoalmente onde foram gravadas cenas importantes para a trama, como a escadaria da Caminhada da Vergonha da rainha Cersei, o local do casamento em que o rei Joffrey morre envenenado e o porto onde aconteceu a Batalha da Baía de Blackwater.

A cidade, que já enfrentou terremotos e bombas lançadas pelos sérvios na guerra da independência, é conhecida como a “Pérola do Adriático”. Seu centro histórico, cercado por uma muralha medieval, está repleto de igrejas, monastérios, palácios e fontes de estilos gótico, renascentista e barroco sendo considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Porém, na alta temporada do turismo mais de dez mil visitantes em um único dia compram ingressos para caminhar pela muralha e a UNESCO já ameaçou remover o status de Patrimônio Mundial. Um detalhe curioso: Dubrovnik também foi utilizada como cenário numa sequencia dos filmes de Guerra nas Estrelas.

O turismo e o patrimônio estão fortemente ligados. Afinal, as pessoas viajam justamente para conhecer novas culturas e novos ambientes, além de visitar os símbolos materiais e imateriais que constituem a identidade do local visitado. O turismo tem, portanto, uma influência direta nas questões do patrimônio cultural, principalmente quanto à sua fruição, proteção e salvaguarda.

O “efeito Disneylândia” causado pela série Game of Thrones tem um grande impacto na identidade destes locais, que não são mais reconhecidos por sua história, e sim pelo fato de serem cenários de ficção e de entretenimento.

Este tipo de turismo possui um relevante apelo econômico e induz a população da cidade no sentido de modificar as suas práticas culturais e adaptar os seus lugares de memória com o objetivo de atrair mais turistas. Portanto, o grande desafio para as  cidades do Game of Thrones é valorizar o seu patrimônio cultural usando o turismo como uma ferramenta positiva para a sua preservação, sem criar ambientes artificiais ou transformar radicalmente os seus espaços.

* Este texto contou com a consultoria especializada dos meus filhos Miguel e Pedro.

 

Daniel Levy

Daniel Levy de Alvarenga  é formado em Direito e em História pela PUC-Rio. Mestre em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), linha de pesquisa “Patrimônio, Ensino de História e Historiografia”. Doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), desenvolvendo pesquisas sobre patrimônio cultural material e imaterial.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: