Agenda Semanal - Eventos

TACULAS – FÓRUM DE PERFORMANCES DE MULHERES NEGRAS

Idealizado pela Atriz e Mestra em Artes Cênicas, Danielle Anatólio, o TACULAS – FÓRUM DE PERFORMANCES DE MULHERES NEGRAS – ocorrerá, nos dias 25 e 26 de Maio, na Região Noroeste e em Justinópolis. Segunda Danielle, o Fórum surge para possibilitar o protagonismo cênico de mulheres negras.
Cada vez mais, artistas negras têm trazido à cena questões singulares que perpassam pelo universo vivenciado por mulheres negras, muitas são as obras sobre corpo, feminicídio, feminilidades, transexualidades e violência de gênero. O surgimento de novas performances, na última década, demonstra não só a necessidade das mulheres  utilizarem a arte como dispositivo para falarem de si, mas também, mostra a articulação que as mesmas estabelecem no sentido de demarcar espaço no campo artístico.
Para Anatólio, ao propor o TACULAS como canal de escuta e poder de fala as artistas negras se fortalecem enquanto grupo que tem especificidades que necessitam ser refletidas e problematizadas coletivamente. Neste sentido, o Fórum quer debater políticas públicas no cenário mineiro e o acesso aos aparelhos culturais públicos bem como editais específicos para temáticas relacionadas à arte negra periférica e feminina.
Considerando o crescimento das novas produções artísticas negras que vem circulando no eixo cultural de Belo Horizonte nos últimos tempos, objetiva-se conhecer, mapear e evidenciar as produções que são protagonizadas por mulheres que ocupam historicamente um lugar social que é atravessado pelas interseccionalidades de machismo, sexismo e racismo.
Saudando a memória das nossas Ancestres que muito se dedicaram no crescimento do Estado de Minas Gerais e que por questões estruturais não tiveram direito à arte e cultura, este Fórum reverencia a mulher negra e traz o nome Tacula, referenciando o legado Bantu, tão influente em Minas. Taculas, Mukulas ou Nkulas são árvores vigorosas cuja madeira tem veios firmes com um brilhante carmesim de cor avermelhada, diz Danielle.
As Mulheres Taculas contemporâneas são mulheres que utilizam seu corpo para manifestarem sua arte e seu lugar político na sociedade. Podem participar do Fórum, como protagonistas da cena, mulheres negras artistas  residentes em Minas Gerais, e o Fórum é aberto a todo tipo de público.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Idealização e Direção Geral: Danielle Anatólio
Curadoria: Anair Patrícia, Danielle Anatólio, Giovanna Heliodoro, Sabrina Rauta e Zora Santos
Produção Geral: Carol Martins, Danielle Anatólio, Sabrina Rauta, Suelen Sampaio
Identidade Visual: Wanatta
Designer Gráfica: Chris Souza
INFORMAÇÕES: (21) 979008408 (whatsapp)

Serviço

Dia 25/05 – Rua Anil 132  Bairro Glória – Belo Horizonte
Dia 26/05 – Rua Leblon 25, Urca – Justinópolis/ Ribeirão das Neves

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: