O Museu de Arte do Rio inaugura no dia 25 de maio, com um grande evento gratuito, sua principal exposição de 2019: “O Rio dos Navegantes”. A mostra traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram.
“O Rio Dos Navegantes” ocupará integralmente o terceiro andar do pavilhão de exposições e a Sala de Encontro, localizada no térreo, até março de 2020. O diretor cultural do MAR, Evandro Salles, é o idealizador e coordenador de curadoria e Francisco Carlos Teixeira, o consultor histórico. Também assinam a curadoria e a pesquisa Fernanda Terra, Marcelo Campos e Pollyana Quintella.
A exposição reúne cerca de 550 peças históricas e contemporâneas, e conta com trabalhos de artistas como Ailton Krenak, Antonio Dias, Arjan Martins, Kurt Klagsbrunn, Rosana Paulino e Virginia de Medeiros, além de jovens artistas como Aline Motta e Floriano Romano.
Na mesma data também será inaugurado o primeiro espaço imersivo do MAR, com o objetivo de propor ao visitante uma experiência sensorial. FLUXO é uma experiência imersiva que explora o movimento contínuo, fluido, espontâneo. Ao entrar na sala escura, o visitante perceberá que suas pegadas criam rastros que o conectam a um núcleo onde imagens e sons inspirados na exuberante natureza do Rio de Janeiro surgem de todos os lados. Constelações, águas tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para um espaço-tempo outro, fora da história, livre de começos-meios-fins.
A programação se completa com a apresentação do projeto Pra Gira Girar: uma celebração aOs Tincoãs, com participação especial do músico Mateus Aleluia, remanescente do grupo original.
Programação completa:
16h – Abertura de “O Rio dos Navegantes”
16h – Abertura de FLUXO, primeiro espaço imersivo do MAR
19h – Show Pra Gira Girar: uma celebração aOs Tincoãs, com participação especial de Mateus Aleluia
ENTRADA GRATUITA.