Crítica semanal Gabriela Manfredini

MAGRITTE INSPIROU O GOVERNO

Se há um artista por trás das manobras deste atual governo, este artista é René Magritte. Um artista que gostava do enigma, do mistério e do inexplicável. Participou do grupo surrealista formado por André Breton junto à Salvador Dalí. O governo Bolsonaro se inspirou forte nas obras do artista, assim como Magritte, trabalha com o absurdo, libertando-se das exigências da lógica e da razão.

Analisando a obra La Clef des Songes, percebemos que os nomes e as coisas não se correspondem. Como esclarecer as palavras sem acusar e atribuir significado da sua função comunicadora? Sob o ovo: a acácia. Sob o sapato: a lua. Sob o chapéu-coco: a neve. Sob a vela: o teto. Sob o copo: a tempestade. Sob o martelo: o deserto. Segundo o próprio artista “um objeto não se apega tanto ao seu nome que não se pode encontrar outro que seja mais adequado.”

Na próxima obra encontro “l’éponge”: um objeto junto ao nome que o nomeia. Entre três objetos com nomes trocados, um deles insere confiança. No último quadrinho de uma pintura dividida em quatro, ele acerta. E nos confunde.

Desta forma, surgem novas relações e novos significados, quase perversos e possíveis no imaginário do público – e do povo. E assim brinca o governo com a inversão de valores. As palavrinhas, frágeis, ganham novas etiquetas. Cortes na educação são apelidados de contingenciamento. Um golpe é reverenciado como revolução e professores se tornaram doutrinadores inimigos. A esquerda é ideologia nefasta enquanto a direita…não sabemos?!

Magritte brinca com a representação do mundo real de forma irreal. A falta de conexão é a chave do trabalho, traduzido por Tom Zé como: “Eu tô te confundindo pra te esclarecer”. Já no governo Bolsonaro, a falta de sentido se converte em chutação de balde, ou na letra de Tom Zé “Eu tô te explicando pra te confundir”. É um apavoro.

Para ilustrar melhor a comparação e inspiração do governo com o artista, seguem os quadros atualizados versão 2019:

 

https___s3-eu-west-1.amazonaws.com_htsi-ez-prod_ez_images_1_7_4_0_1390471-1-eng-GB_01-Magritte_La-clef-des-songes_197_HR

kjkjkj

foto-para-quadro-65cmx100cm-ceci-nest-pas-une-pipe-magritte-D_NQ_NP_689621-MLB20826922617_072016-F

foto-para-quadro-65cmx100cm-ceci-nest-pas-une-pipe-magritte-D_NQ_NP_689621-MLB20826922617_072016-F copy

 

gabriela

 

GABRIELA MANFREDINI é uma artista emergente, designer e ilustradora residente em São Paulo. Interessa-se pelo universo artístico desde criança. Seu trabalho é principalmente envolvido por temas como conexão, encontros e empatia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s