Crítica semanal Vanessa Tangerini

Museus, imperialismo e colonialismo

Depois de mais de dois anos de investigação, a Itália devolveu ao México 594 pinturas da tradição popular que foram roubadas durante os anos 60. Desde o ano passado, algumas notícias afirmam que a França planeja devolver algumas peças de arte africano que foram expropriadas de seus países de origem.

Nesse contexto de revisionismo e de discussão sobre a repatriação de bens culturais, a Grécia, motivada por um novo projeto de restauração na Acrópole, volta a solicitar às autoridades inglesas os mármores (esculturas e relevos) do Parternon de Atenas que se encontram no British Museum. 

O museu britânico é, seguramente, um dos maiores museus ocidentais. Surpreende pela sua grandiosidade, com imensas salas expositivas, e pela quantidade de acervo histórico-cultural de diversas culturas que se encontra exibido. Transitar esse museu é uma experiência única e, ao mesmo, enciclopédica. Entretanto, não significa que não devemos problematizar-lo. Pelo contrário.

Com um acervo que contém objetos de todos os continentes, esse “top 10 museum” expõe algumas das melhores peças artístico-culturais das maiores civilizações do mundo. Símbolo da cultura imperialista e colonialista inglesa, o Britih Museum ainda não saiu do formato de museu do século XIX. As peças são exibidas quase como se fossem troféus de um país que se mostra ao mundo através da possessão do outro. 

Com grandes salas dedicadas à exibição dos mármores retirados da Acrópole, pareceria até que há mais partes do templo dentro do museu que na própria Atenas. E a Inglaterra continua sem mostrar interesse na devolução desse patrimônio. Afinal, se ela começasse a devolver o patrimônio expropriado, o museu ficaria vazio.

 

Vanessa Tangerini

 

Vanessa Tangerini é carioca e suburbana. Ex-aluna do Pedro II e da EBA (UFRJ). Cursa a Licenciatura em Curadoria e Historia da Arte na Universidad del Museo Social Argentino em Buenos Aires, Argentina. Atualmente desenvolve sua pesquisa na área de Curadoria e Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s