Crítica semanal Vanessa Tangerini

Beleza(s) americana(s)

Mauricio Poblete, original de Mendoza (Argentina), explora em sua produção artística temáticas como a identidade, o gênero e as heranças culturais. O artista começou a ganhar destaque, principalmente, através do seu alter-ego nomeado como “La Chola”.

Poblete trabalha, sobretudo, com pintura e performance. Em 2017 foi destaque durante a feira de arte ArteBA ao realizar uma performance como La Chola que fez parte da série “American Beauty”. Utilizando uma vestimenta feminina tradicional do carnaval boliviano, La Chola dançou caporales sobre um espaço demarcado e recheado com batatas fritas.

Imagem Corpo 1Imagem corpo 2

Seu alter-ego lhe permite habitar diversos lugares ao mesmo tempo, revelando a contradição como essência final e desmascarando a identidade como uma zona instável de cruzes e reviravoltas, em vez de uma unidade concreta e estável.

Imagem Corpo 3

O artista volta a habitar outros corpos durante a performance Túpac Amaru II, em referência à figura Túpac Amaru II, líder da maior rebelião indígena do século XVIII e símbolo de resistência até hoje. Torturado, o líder teve as suas extremidades amarradas a quatro cavalos com a intenção de que fosse desmembrado. O artista realiza a performance sobre essa imagem, porém executada por figuras geométricas. 

Imagem Corpo 4

Sua obra contém um potencial político que reflexiona e problematiza a identidade em diferentes níveis, gerando encontros inesperados entre elementos heterogêneos, e às vezes opostos, ressignificando o que, aparentemente, era-nos familiar e produzindo um lugar de estranheza desde onde podemos repensar o nosso olhar. 

O corpo como gerador de alter-egos, a paródia como gatilho de um olhar provocador, o cruzamento profano entre o acadêmico e o popular, são elementos que movem e atravessam o trabalho do artista. Com referências à cultura andina como medula da sua obra, Poblete demonstra ser um artista profundamente ligado à contemporaneidade e suas crises políticas.

*Imagem de Fundo: Revista Gata Flora

*Imagens ilustrativas: Página do artista

 

 

Vanessa Tangerini

 

Vanessa Tangerini é carioca e suburbana. Ex-aluna do Pedro II e da EBA (UFRJ). Cursa a Licenciatura em Curadoria e Historia da Arte na Universidad del Museo Social Argentino em Buenos Aires, Argentina. Atualmente desenvolve sua pesquisa na área de Curadoria e Educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s