Crítica semanal Lucas Rodrigues

Em Um Devir Camp

Evocando a estética camp proferida pela escritora e crítica de arte Susan Sontag, Juno Birch apresenta em seu fazer drag queen uma alien meeting dona de casa retrô, com direito a pele azulada, vestimentas multi estampadas, luvas de lavar pratos e óculos hi tech dos anos 80.

Juno Birch é uma drag queen de Manchester, Reino Unido, que em suas montações busca uma inaturalidade caricatural potencializada por sua performance corporal e escolhas de materiais para a realização do seu devir-drag. Nos registros de seu instagram, @junobirch, aparece vagueando a luz do dia por ruas movimentadas com seu andar saltitante, entre transeuntes apressados e similares, que mal reparam no flanar de uma alienígena no meio dos humanos.

O camp-kitsch de Juno posto a luz do sol agride porque coloca diante do real do mundo as potencialidades ilusórias da montação como tática de guerrilha para a arte contemporânea. A caricatura que a performer cria em seu corpo remonta a um prazer estético da clássica figura de Divine sem, de fato, seguir literalmente, nos trilhos da icônica drag camp: enquanto a persona de Milstead flertava com o grotesco, o escatológico e o vulgar, Juno trás para o camp um ar oitentista de um lisérgico controlado que encerra-se em uma matrona elitista e esnobe que antes de tudo rompe com o realness da dona de casa em que se torna.

Trabalho escultórico de Juno Birch, @junobirch

O devir-drag alienígena de Juno faz-se também presente em seu trabalho ilustrativo e escultórico. Tanto as as esculturas da artista, em sua maioria bustos, quanto suas ilustrações, refazem sua persona de modo mais exagerado e kitsch. Seguindo o pensamento do professor de comunicação e design Abraham Moles, os bustos de Juno Birch podem ser entendidos como um falso ligado a um autêntico, sendo esse autêntico a própria persona drag queen da artista. Esculturas como um além da própria obra corporal da performer, onde a mesma consegue realizar uma pesquisa de deformações e exageros mais profunda do que o que já alcançara com maquiagem, perucas e gestualidades.

As diferentes plataformas de Juno permitem que a mesma crie e habite um universo próprio, experienciando uma existência camp. Camp como visão de mundo. Kistch como um modo de reproduzi-lo cada vez mais infiel. A persona que é Juno Birch multiplica-se em diversos meios para discutir a criação de um estilo dentro do fazer contemporâneo, partindo aqui da prática de montação. Outro exemplo de criações de universo dentro da prática contemporânea advém com Sasha Velour, drag queen gender-fluid vencedora da nona temporada do RuPaul’s Drag Race, uma das plataformas responsáveis pela disseminação da cultura drag queen na cultura mainstream e no mundo da arte. Diferentemente de Juno, que cria seu estilo com sua própria persona, ilustrações e bustos, Velour expande sua estética com a criação do espetáculo Nightgowns, nascido como uma vitrine para drag queens do Brooklyn, Nova Iorque, que revela-se agora como um show teatral centrado no lip-sync sincronizado com projeções, criando um universo onírico permeado por um ar de pop arte.

A prática contemporânea como instauração de uma estética reconhecível é uma das leituras que podem ser retiradas do trabalho de Juno. O reconhecimento da prática de um artista dentro de inúmeros estímulos visuais não é algo tão fácil de se obter. Olhar e reconhecer. A produção de Juno Birch serve para estimular artistas que com seus corpos e visualidades buscam uma experiência estética capaz de abarcar toda uma criação, mas não cair em uma estagnação.

Que o camp nos abençoe.

Que o kitsch nos guie.

 

Lucas.png 

Lucas Rodrigues é ator, performer e artista visual. Graduando em Antropologia na UFF e pesquisador da cena contemporânea teatral, no Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea. Coordena o Sem Cabeça Núcleo de Performance, da Companhia Coletivo Sem Órgãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s