Crítica semanal Vanessa Tangerini

Uma tempestade. Um instante

Júpiter e Saturno são os dois maiores planetas do sistema solar. Além disto, eles também possuem em comum outra característica bem peculiar: em ambos ocorre um fenômeno natural onde, devido à forte pressão atmosférica, durante as tempestades as fuligens passam por um processo pelo qual se transformam em pedras de grafite para logo se transformarem em diamante, ocasionando uma chuva de cristais.

É essa a chuva que a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) leva ao palco em “O instante do aquilo”, concebida pelo coreógrafo espanhol CheviMuraday. Apresentada no último domingo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – com ingressos a um real-, a coreografia contemporânea é levada a cabo por uma diversidade de corpos e explora a sensorialidade de cada movimento.

Com uma iluminação premiada e um figurino coerente e, ao mesmo tempo, funcional ao aspecto conceitual da obra, “O Instante do aquilo” está carregado de teatralidade e gera uma sucessão de imagens estéticas que, intercaladas com versos recitados pelos bailarines, o transformam em uma verdadeira obra de arte, sem limitar-se somente à experiência visual.

  

Foto: Divulgação CBCN

Uma tempestade. Um instante. O efêmero. A morte. O outro. A necessidade do outro.

Esses são alguns dos conceitos ao redor do qual ocorre a encenação do espetáculo que se inspirou em obras de Clarice Lispector, Charles Baudelaire, Jack Kerouac e Virginia Woolf.

A obra explora momentos de pressão – e tensão – para mostrar que após uma neblina algo incrível poderá surgir, como uma chuva de diamantes. Para isto, se indaga sobre as válvulas de escape que nos ajudam a sobreviver em um terreno hostil.

Em tempos de hostilidade, a arte com certeza é uma delas.

Foto: Divulgação CBCN

 

Vanessa Tangerini

 

Vanessa Tangerini é carioca e suburbana. Ex-aluna do Pedro II e da EBA (UFRJ). Cursa a Licenciatura em Curadoria e Historia da Arte na Universidad del Museo Social Argentino em Buenos Aires, Argentina. Atualmente desenvolve sua pesquisa na área de Curadoria e Educação.