Em 1971, a historiadora da arte estadunidense Linda Nochlin questionou “Por que não houve grandes mulheres artistas?”.
Hoje, quase 50 anos depois, este cenário é bem mais favorável, apesar de muito longe do ideal. Constituídas por privilégios, oportunidades e méritos diferenciados, é possível encontrar facilmente grandes mulheres artistas ao redor do globo. Há, porém, um papel social que se mistura de forma quase indissociável com o “ser mulher”: ser mãe.
Chegou a hora de, parafraseando Nochlin, nos perguntarmos: “por que não há grandes artistas mães?”. Nitidamente nos apoiamos no mesmo tom de Linda – é sabido que elas existem. Mas por que as vemos tão pouco?
Com o intuito de levar esse debate adiante e abrir espaço para que artistas mães possam ser vistas e ouvidas, convidamos para a exposição “Dentro fora entre. O corpo da mulher (não) é uma casa“.
A abertura será no dia 14/09 e contará com uma programação super especial. Em cartaz até o dia 28 do mesmo mês, acompanhe aqui no evento e no site da Revista Desvio para saber de todas as oficinas, rodas e atividades que acontecerão durante este período.
De Mães, sobre mães, para mães.
E para todas e todos que acreditam que diferentes maternidades podem e devem ser experiências de potência, criação e amor.
Fazem parte desta exposição:
Aleta Valente, Cecília Cavalieri, Glauce Pimenta Rosa, Kika Motta, Mahyrah Alves, Márcia Falcão, Mardejan e o Coletivo de Mães Ilustradoras.
Curadoria: Carolina Rodrigues e Roberta Calábria
Crianças são bem vindas (algumas obras contém nudez)
Programação
Performances:
15h – De Chegada em Canto, com Glauce Pimenta Rosa
16:30 – Vênus ( ) formada, com Márcia Falcão
19h – Pocket show com Mardejan
Serviço
Data: De 14/09 até 28/09
Horário: 15h
Local: Galeria Desvio
Endereço: Av. Gomes Freire 625, Terceiro andar, Lapa, Rio de Janeiro