TBTDesvio

#TBTDESVIO 002: Arte-Educação

Hoje, dia 14 de maio, publicamos o segundo #TBTDesvio e assim damos continuidade a uma série de divulgação do nosso trabalho. Dessa vez o nosso objetivo é relembrar um dos cadernos especiais presente na 5ª edição da Revista Desvio (2018.2). A temática escolhida, Arte-Educação, corresponde a uma pauta em vigor desde a fundação do periódico e move todos os nossos projetos. Não por acaso, no III Encontro de Estudantes de Graduações em Artes do Estado do Rio de Janeiro (PEGA) propomos a mesa Arte e Educação, a qual contou com participação de Érika Lemos, Rafa Éis, Marcela Portilho e Verônica Gonçalves. Tal questão nos permite debater tanto sobre os desafios do ensino formal, a importância da Educação Artística nos colégios, como o campo da educação museal, na valorização e conscientização os modos de fazer e viver a cultura. Seja na sala de aula ou na galeria de arte, os profissionais atuantes nesses espaços buscam sensibilizar o olhar do outro para que assim seja possível construir juntos uma narrativa crítica – da vida, da história, da política, etc.

O primeiro texto do Caderno Especial, o artigo A importância da arte no processo cognitivo, consiste em uma análise elaborada por Danielle Mansur, professora há mais de 25 anos, na rede pública e particular. A autora ressalta a importância da pesquisa no magistério, sobretudo no que se refere à um diálogo com a realidade circundante do docente e discente. Já Anna Carolina Eckhardt e Taylane da Silva, integrantes do grupo de pesquisa Infâncias, docências e alteridade (IDA) da Universidade Católica de Petrópolis, são as autoras do artigo “Perder tempo”: uma prática necessária na Arte-Educação. Elas adotam como base teórica os escritos de Ana Mae Barbosa e Duarte Jr, assim como a reflexão de outros educadores e artistas. A discussão está centrada no modo como o “tempo livre” contribui para novas formas de ver e sentir o mundo. Victor Muniz, por seu turno, diferencia-se tanto por trazer à luz um estudo de caso, como por tratar a musicalização. O autor parte de Oficinas de Musicalização no Ensino Fundamental II para responder duas questões: a primeira sobre a sua eficácia, a segunda se é possível à todos. Lucas Almeida de Melo integra a publicação com um relato de experiência referente ao estágio do Colégio de Aplicação de Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ). O autor traz uma defesa do uso de Quadrinhos de Fanzines em sala de aula, destacando a importância dessa linguagem no ensino transdisciplinar. Por fim, Marcela Tavares entrevistou os professores Eduardo Souza e Mariana Paixão. Em Profissão: Professor de Artes, conhecemos os entrevistados: a formação e trajetória, os desafios e recompensas da sala de aula, as metodologias adotadas e as referências teóricas/artísticas. Além disso, a conversa abrange os problemas do ensino público, a conciliação entre docência e prática artística, ser artista na Baixada Fluminense.

A 5ª Edição da Revista Desvio foi um momento especial, tanto em razão do conteúdo, como devido o evento de lançamento, realizado no auditório do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Na ocasião, tivemos a oportunidade de ouvir os autores, foi um momento para compartilhar as suas ideias, dificuldades, motivações e esperanças. Desde então, por um descuido de nossa parte, nenhuma outra atividade foi organizada a fim de divulgar o lançamento da revista, um espaço físico para apresentar os textos e expor os trabalhos. No atual momento, com a pandemia de covid-19, devemos nos manter em isolamento social e cuidar bastante da saúde. Agora, devemos lembrar desses bons momentos, articular os encontros virtuais e aguardar um futuro onde todos possamos nos reencontrar para uma conversa, um abraço e uma cerveja. 

CAPA: Lucas Almeida de Melo. Após a pós-verdade, acrílica sobre lona, 200 x 200 cm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: