Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Art Platform: a primeira galeria composta exclusivamente por curadores e artistas negros a participar da ArtRio

Criada por artistas e curadores africanos e afro-brasileiros, a plataforma busca promover novas formas de consumir e adquirir arte contemporânea. Artistas como Moisés Patrício, Ana Beatriz Almeida, Yhuri Cruz, Gabriella Marinho, Rafael Bqueer, Shai Andrade e Renata Felinto, que emergem como potência para o colecionismo de arte contemporânea no cenário atual, marcam presença na décima edição presencial de uma das principais feiras de arte da América Latina, que acontece acontece de 14 a 18 de outubro, na Marina da Glória, região central do Rio. 

Nesta edição, a 01.01 apresenta artistas afrodescendentes e cuida de toda produção de conteúdo e crítica, com objetivo também de formar colecionadores dispostos a participarem de um mercado mais saudável e coletivo. As atividades do grupo se organizam a partir da promoção de residências, exposições, aquisição de obras de arte, consultoria em arte, simpósios, publicações e programas educacionais para aquisição de arte. A plataforma conta com o apoio de instituições no Reino Unido (Bockantaj – Inglaterra), Portugal (Galeria Ilha do Grilo – Lisboa) e Gana (Fundação de Arte Contemporânea do Gana).

“Com o objetivo de apresentar uma experiência sólida, nossas atividades possibilitam uma enorme circulação de obras de arte, artistas e conteúdos críticos, gerando não apenas visibilidade, mas uma família de colecionadores selecionados e engajados”, afirmam os diretores Ana Beatriz Almeida, Moises Patricio Silva, Keyna Eleison, João Simoes e Camilla Rocha Campos.


Ética e estética como lema filosófico-cultural 
O grupo fundado em 2019 tem gerado reverberações nacionais e internacionais desde sua concepção. Antes das limitações em relação às ferramentas para ler e experimentar a arte contemporânea e sua ligação com as culturas silenciadas em todo o mundo, a plataforma de arte agrega valor a essas produções, promovendo artistas emergentes e intensificando a pesquisa e circulação de artistas consagrados. Ao conectar esse processo aos colecionadores, cria-se uma rede ativa onde é possível não apenas consumir arte, mas também participar de um empreendimento maior, gerando um mercado mais saudável para todos, e garantindo também, um comprometimento em criar um novo ambiente global no cenário estético cotidiano. 

Serviço
Nós somos uma plataforma de arte focada em arte Africana e Afro-diaspórica. 
Contato: 0101artplatform.com | curadoria0101@gmail.com | @0101artplatform_ 

Arte da capa: Yhuri Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: