Agenda Oficina

Oficina: a escrita do artista na academia

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-a-escrita-do-artista-na-academia__1176720

A experiência da arte é passível de investigação, a proposta da oficina é oferecer um espaço para estratégias possíveis de abordagem textual do artista dentro dos padrões acadêmicos (aderidos ou transmutados) de tal forma que não se perca a potência do texto enquanto espaço de criação.

Projetos artísticos como metodologia de pesquisa ou propostas artísticas que sejam a própria pesquisa não necessitam de um enquadramento, mas as imposições de publicação, as normas paradigmáticas na organização acadêmica de um conhecimento muitas vezes contrastam com os modos de existência da arte. A anacronia do processo de escrita do artista na academia, seja o trabalho como texto ou o texto de um trabalho, necessita de um estudo metodológico profundo.

A bibliografia metodológica de textos híbridos (que são tanto acadêmicos quanto trabalhos de arte) ainda é escassa. A oficina visa uma instrumentalização da percepção e dos fazeres do artista na academia enquanto organizador do caos e proponente de um espeço que experienciação textual.

Estruturalmente a oficina se organizará em dois blocos de 2 encontros cada. Os dois primeiros encontros serão formais e de apresentação de conteúdo. Uma pasta no drive será compartilhada com textos e artigos que serão discutidos nos encontros 1 e 2. Os dois últimos encontros terão um caráter de oficina, de apreciação e discussão dos textos dos participantes.

Cronograma:

ENCONTRO 1 (8/5) – Apresentação e exemplos:

  • Apresentação da turma, do curso, e discussão de formatos e exemplos de textos híbridos (acadêmicos e artísticos)

ENCONTRO 2 (15/5) – Metodologias, abordagens e paradigmas:

  • Apresentação de estratégias possíveis na produção de textos dentro da abordagem teórica de Dewey (2010) e Larrosa (2012).

ENCONTRO 3 (22/5) – Leitura e feedback inicial dos textos:

  • Encontro voltado para a leitura parcial dos textos dos participantes da oficina, dúvidas e conversas.

ENCONTRO 4 (29/5) – Leitura e feedback inicial dos textos:

  • Continuação do encontro 3, dependendo do tamanho da turma. Ou uma nova roda de leituras e conversas sobres os textos produzidos na oficina.

A Oficina será ofertada por Vítor Martins. Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa poéticas interdisciplinares. Mestrado na mesma linha. Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Graduação tecnológica em fotografia. Atua como fotógrafo, artista visual e pesquisador dentro das poéticas e práticas da imagem e da ação fotográfica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6637949177009471

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: