Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

Exposição “HÁBITO/HABITANTE” permite que o visitante interaja com a mostra sem sair de casa

Pensada como um espaço de transmissão, esta exposição posiciona-se a favor do distanciamento social – mas radicalmente contra a solidão. Este projeto é aberto ao público num dia de manifestação, no qual tradicionalmente reivindicamos direitos: 1º de maio, o Dia do Trabalhador.

A mostra pretende atuar como um convite à imaginação coletiva: do cubo branco ao fundo infinito, como expandir e renegociar nossa própria ideia de coletividade? Pode a arte furar as impossibilidades do momento e ainda assim existir e se difundir como um elemento disruptivo? A partir de um histórico regime de distâncias – físicas e simbólicas – como exercitar a proximidade e a intimidade? Como dar espessura a um corpo coletivo quando nossas estratégias conhecidas mostram-se impossíveis? Como festejar a relação, gozar do encontro? Como entrar em contato sem o prazer do toque? Urge renovar nossos pactos sociais, nosso compromisso com o coletivo. Não podemos ser coniventes com o desejo feito mercadoria, com o consumo de nossos corpos e identidades. É preciso desconfiar das imagens e compreender que a vigilância aos nossos corpos é uma realidade que se atualiza historicamente.

Projeto pensado para acompanhar a UIA 2021 RIO | 27º Congresso Mundial de Arquitetos, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta uma mostra que investiga como o cotidiano dos espaços molda, reconfigura, transforma, domestica, adestra, manipula, dá forma a seus habitantes. As ideias de repetição, hábito e distância, radicalmente reorientados pela pandemia que alterou a ordem social, serão postas em diálogo a partir de projetos levados a cabo por artistas e coletivos por meio de projetos históricos e investidas contemporâneas.

Para a segurança e bem-estar de todos, a entrada de visitantes na Exposição Hábito/Habitante instalada nas Cavalariças e na Capelinha e no Palacete do Parque Lage é mediada por agendamentos online gratuitos e específicos. Clique aqui e agende gratuitamente.

As atividades virtuais da exposição proporcionam uma experiência de visitação para aqueles que optarem por não se deslocar. Se preferir, acesse: www.habito-habitante.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: