Agenda - Rio de Janeiro (exposições)

IMS RIO INAUGURA RETROSPECTIVA DE PETER SCHEIER

A exposição, que abre em 22 de maio, evidencia as múltiplas facetas da obra de Scheier, fotógrafo que documentou as transformações sociais do Brasil nas décadas de 1940 e 1950. No dia da inauguração (22/5), às 17h, haverá uma live com a curadora e com dois pesquisadores convidados


Após passar pela sede paulista, a retrospectiva de Peter Scheier chega ao IMS Rio no dia 22 de maio (sábado). Com curadoria de Heloisa Espada, da equipe do IMS, esta é a primeira individual de Scheier em 50 anos. Para visitar a exposição, é preciso agendar previamente via site. Também é obrigatório o uso de máscaras, entre outras medidas adotadas para garantir a segurança de todos (veja mais informações no serviço abaixo).
 
No dia da abertura (22/5), às 17h, haverá uma live com Espada e os pesquisadores Igor Simões, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, e Michelle Farias Sommer, pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O debate gratuito será transmitido ao vivo no YouTube e no Facebook do IMS, com interpretação em Libras.
 
A exposição é resultado de uma pesquisa de dois anos no acervo do fotógrafo, que está sob a guarda do IMS e possui cerca de 35 mil negativos. Também foram consultadas coleções de outras instituições que detêm obras do fotógrafo, como o Instituto Peter Scheier, a Casa de Vidro, o Masp e a FAU-USP.
 
De origem judaica, proveniente da pequena cidade alemã de Glogau, Scheier aportou no Brasil em 1937, como refugiado do regime nazista. Na Alemanha, trabalhava como comerciante e contador. Já em São Paulo, no começo dos anos 1940, iniciou sua carreira no ramo da fotografia, abrindo o Foto Studio Peter Scheier, que funcionou até 1975.
 
Atuando em diversas áreas – eventos sociais, fotojornalismo, publicidade, fotografia industrial e de arquitetura –, Scheier registrou momentos marcantes da história do país, entre eles a 1ª Bienal de São Paulo e a construção de Brasília. Junto com outros refugiados de guerra europeus, como Alice Brill, Hans Gunter Flieg e Claudia Andujar, tornou-se um dos principais nomes da história da fotografia brasileira do século XX. 

Para visitar a mostra, é preciso realizar agendamento prévio no sitesympla.com.br/imsrio

Serviços

Horário: de terça a sexta-feira das 12h às 16h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Ressaltamos que os horários podem sofrer alterações devido à pandemia. Indicamos que sempre consulte nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: