Na décima primeira edição do Prêmio, em uma decisão inédita, os quatro finalistas foram anunciados como vencedores do PIPA 2020: Gê Viana, Maxwell Alexandre, Randolpho Lamonier e Renata Felinto. Entre os 66 artistas indicados do ano passado, os quatro foram escolhidos por terem obras contundentes e representativas do que de melhor está sendo feito em um país tão plural como o Brasil. Após adiamentos por conta da pandemia, do dia 09 de setembro a 20 de novembro de 2021, será apresentada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, a Exposição dos Vencedores do PIPA 2020.
Além de trabalhos dos quatro vencedores de 2020, o Instituto PIPA apresentará em outra galeria do Paço Imperial, os cinco Artistas Selecionados de 2021, Castiel Vitorino, Denilson Baniwa, Ilê Sartuzi, Marcela Bonfim e Ventura Profana, que são os vencedores desta 12a edição do Prêmio PIPA, além de obras comissionadas e adquiridas nos últimos anos pelo Instituto. São obras de artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA. O acervo do Instituto pode ser visto no site www.institutopipa.com.
Ocupando os 280m² do Terreiro do Paço Imperial com um total de 30 obras, sendo os trabalhos de Renata Felinto e Randolpho Lamonier inéditos — produzidos para a exposição. A mostra conta ainda com uma performance de Renata Felinto e uma ocupação do pátio por Maxwell Alexandre. A mostra estava prevista para acontecer em setembro de 2020, mas foi adiada em um ano por conta da pandemia.