Agenda - Rio de Janeiro (eventos)

Arquivo Nacional promove a sétima edição do ARQUIVO EM CARTAZ – Festival Internacional de Cinema de Arquivo

O Arquivo Nacional promove, de 08 a 20 de novembro de 2021, a sétima edição do ARQUIVO EM CARTAZ – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, mantendo o objetivo de valorizar os acervos audiovisuais e a preservação do cinema brasileiro. O necessário debate sobre a importância do acesso aos acervos audiovisuais e sonoros, assim como o incentivo ao uso destes arquivos em novas produções cinematográficas igualmente norteiam esta iniciativa da instituição.

Nesta edição, que ocorre inteiramente em formato virtual, o ARQUIVO EM CARTAZ tem como tema Arquitetura: cenário, imaginação e personagem do cinema e busca explorar a multiplicidade de nexos que se estabelecem entre cinema e arquitetura, nas escalas da casa e da cidade.

Concretas ou imaginadas, cenários ou protagonistas, as cidades figuram em obras cinematográficas em todas as partes do mundo desde as primeiras experiências da história do cinema. Da mesma forma, trechos de cidades, construções e monumentos que foram remodelados ou mesmo suprimidos da paisagem urbana em nome do progresso continuam existindo nos registros feitos pelo cinema.

As possibilidades de interação entre cinema e arquitetura também se apresentam quando se pensa nas habitações. A popularização das câmeras, com o uso de bitolas como o 16 mm, 9,5 mm e 8 mm especialmente, e de projetores transformou a casa em importante espaço de produção e exibição cinematográficas. Filmes, primeiro em película, depois em vídeo e, mais recentemente, capturados por celulares, registram a esfera de vida doméstica, seus rituais e espaços a eles associados, sejam estes os mais íntimos e imediatos ou os que se apropriam da cidade.

A programação do Arquivo em Cartaz 2021 se organiza em torno de dois eixos temáticos. Em Cidades: protagonistas do cinema, o interesse recai em discutir o registro, pelo cinema, de paisagens “reais”, a construção de paisagens icônicas e espaços imaginários, a recriação de épocas históricas, e a acolhida das questões relativas às periferias, ao patrimônio construído e à arquitetura hostil. Em Casa: espaço de cinema, busca-se evidenciar o papel das habitações como espaços de produção e exibição cinematográficas perpassados pela memória, afeto e intimidade, inclusive nos casos em que a rua vira casa.

Durante o festival, o público poderá desfrutar, de forma inteiramente gratuita, de diversas mostras de filmes, debates, homenagens, oficinas e da Revista Arquivo em Cartaz. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: